terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

«Viver para o bem estar dos outros é beneficiar o mundo»

Dalai Lama

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Sabedoria tradicional presente no meio rural português

"Deve-se dormir de barriga para baixo, pois dormir de barriga para cima traz pesadelos"

"Não se deve dormir com as meias usadas na rua no dia-a-dia, pois trazem pesadelos"

São exemplos populares da tradição oral que remetem para a componente energética e espiritual do Ser Humano e aquilo que ele deve ou não fazer. Estes exemplos acima referidos estão mais que comprovados, experimentem e comfirmem vós mesmos.

Temos por exempolo na cultura japonesa o hábito de não usar em casa o calçado com que se vem da rua, pois esse vem infecto com as energias sujas da rua.

Temos também o exemplo da tradição hindu de comer com as mãos e não com talheres como nós ocidentais, devido a considerarem os talheres sujos energeticamente devido a serem usados por muita gente.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Uma questão da sobrevivência...


A questão colocada anteriormente revela uma preocupação para mim igualmente relevante...

A questão da sobrevivência do nosso planeta, do ser Humano, da própia civilização.

Como poderemos pedir o prudente do que toca á poluição quando diariamente vemos o ritmo internacional de conflito a escalar vertiginosamente?

O combate ao terrorismo que toma ângulos que além de fortemente agressivos, nos restringem cada vez mais a liberdade, a recente questão dos cartoons na dinamarca que estão a fazer escalar a violência por motivos religiosos, o perigo de um conflito no Irão por parte da comunidade internacional ou apenas por parte os EUA cada vez mais iminente, a insurgência recente por parte da Venezuela quanto á exportação de petróleo para os EUA, que podem fazer escalar os preços do barril europeu para níveis muito complicados, a situação na faixa de gaza que se complica dia-a-dia, entre outros...

São tudo questões que ameaçam cada vez mais a nossa qualidade de vida como cidadãos, como pessoas e como estudantes da vida.

Que a actual situação Mundial nos desperte a consciência para a maneira como observamos o Mundo, que nos permita abrir os olhos ao conhecimento, antes de começar a mudar o Mundo, começemos por mudar a nossa mentalidade, abrir os nossos horinzontes, e perceber que a única coisa que levaremos quando partirmos é o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

BASARAB NICOLESCU - Física Quântica e Transdisciplinaridade

NÓS, A PARTÍCULA E O UNIVERSO
Basarab Nicolescu

Formato: 16,2X23 Cm Nº de Páginas:248 Preço:17,50
1ª Edição: Outubro de 2005
ISBN: 972-8605-60-9

A obra essencial para compreender a profunda revolução provocada pelas recentes descobertas da física quântica
«O seu livro constitui a mais profunda interpelação que conheço sobre o mistério do ser e as relações da ciência, da tradição e da consciência.»

André Chouraqui
Carta de 7 de Julho 1987, Jerusalém

«Podemos concluir fortemente – com Basarab Nicolescu por exemplo – que entrámos há meio-século numa perspectiva de saber sem fronteiras, de uma “gnose” que se manifesta como uma epistemologia geral do significado.»
Gilbert Durand
Introduction à la mythodologie – Mythes et sociétés, Albin Michel, 1996, p. 78
«Não nos cansamos de reler Nós, a partícula e o mundo. O projecto foi grandioso, a aposta audaciosa. (...) A ciência já não se contenta em manipular os seres, ela é indissociável da filosofia, as duas devem caminhar à frente e regenerar juntas o nosso pensamento. Existe, portanto, neste livro uma mensagem que ultrapassa largamente o contexto da difusão dos conhecimentos científicos.

Jean-Louis Basdevant
Universalia 1986, Éd. Encyclopaedia Universalis

Esta obra foi coroada pela Academia francesa e contém as ideias fundamentais de Basarab Nicolescu, pioneiro do conceito de transdisciplinaridade. Propõe um diálogo transdisciplinar entre todas as formas do saber, nomeadamente entre ciência, religião e tradição, na procura do conhecimento o mais global e profundo possível do homem e do universo.Basarab Nicolescu é um destacado físico teórico e Presidente do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos de Consciência – da Universidade Fernando Pessoa.

Um grande bem haja á editora Ésquilo pelo hérculeo trabalho que tem realizado em trazer até nós obras de grande valor a todos os níveis de conhecimento!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

A Conexão Bilderberg / Cartoons anti-Islão

MERETE ELDRUP, directora-gerente da empresa que publicou na Dinamarca os cartoons anti-Islão (JP / Politikens Hus) é casada com ANDERS ELDRUP, que esteve presente nas últimas cinco reuniões do Bilderberg. Ela é ex-Chefe da Secretaria de Estado do Ministério da Economia e Negócios, e ex-Membro Director da Danish Energy Authority (Autoridade Dinamarquesa da Energia). Ela deve ser um contacto muito útil ao marido. Ele é presidente da DONG (a enorme companhia estatal de energia ("Danish Oil and Gas"), que vai ser privatizada em breve:


https://www.dong.dk


Interessante, um anterior director-chefe do "Politiken", outro dos jornais JP/Politikens Hus's, chamado, nomeadamente TOGER SEIDENFADEN, é também um há muito Bilderberger.
Simples coincidências?. Que de singelas nada possuem!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2006

Uma possível maneira de resolver o problema do lixo e detritos

Com os actuais problemas que existem relativamente ao armazenamento e destruição de lixo e detritos de toda a espécie. Urge que se investigue seriamente e com afinco sem olhar às despesas a "desmaterialização de matéria", será sem dúvida uma forma limpa de destruir lixo e detritos, e assim contribuir para um desaceleramento das destruição do planeta como habitat viável para a nossa existência como ser humano, já que os danos causados pelo homem ao planeta a todos os níveis nos últimos 300 anos (poluição qualquer que seja o seu tipo, exploração exagerada e exarcebada de recursos naturais, destruição de habitats e microclimas, extinção de inúmeras espécies animais e vegetais, sem esquecer a radioactividade provocada pelas inúmeras explosões nucleares ocorridas e desastres em centrais nucleares por todo o mundo, radioactividade esta que se propaga para lá da 3ª dimensão onde existimos/vibramos para outras dimensões e afecta também os planetas vizinhos da Terra segundo alguns físicos de vanguarda antigos e comtemporâneos).
É necessário que como seres humanos adquiramos uma consciência ecológica universal como humanidade, com intuíto de perpetuar a nossa própria existência na Terra uma vez que ainda não conseguimos viver fora do planeta com as mesmas condições que vivemos dentro dele, pelo menos até conseguirmos viver no espaço, seja em estações orbitais ou noutros planetas.