Com suas actividades iniciadas nos anos 80, o Sistem Echelon tem, como embrião histórico, o Pacto denominado Ukusa, firmado secretamente pela Grã-Bretanha e pelos EUA, no início da Guerra Fria.
Destinado à coleta e troca de informações, o Pacto Ukusa resultou, nos anos 70, na instalação de estações de rastreamento de mensagens enviadas desde e para a Terra por satélites das redes Intelsat (International Telecommunications Satellite Organisation) e Inmarsat.
Instalações do Sistema Echelon
Além disto, já sob o guarda-chuva do Sistema Echelon, são captadas as mensagens de telecomunicações, inclusive de cabos submarinos e da rede mundial de computadores, a lnternet.
Em linguagem técnica, o objetivo dessa rede (network) é o de captar sinais de inteligência, conhecidos como "sigint".
O segredo tecnológico do Sistema Echelon consiste na interconecção de todos os sistemas de escuta. A massa de informações é espetacular e, para ser tratada, requer uma triagem pelos serviços de espionagem dos países envolvidos, por meio de instrumentos da inteligência artificial.
“A chave da interpretação — afirma Nicky Hager; pesquisador do tema — reside em poderosos computadores que perscrutam e analisam a massa de mensagens para delas extraírem aquelas que apresentam algum interesse.
As estações de interceptação recebem milhões de mensagens destinadas às estações terrestres credenciadas e utilizam computadores para decifrar as informações que contêm endereços ou textos baseados em palavras-chaves pré-programadas”.
O Sistema Echelon permite detectar qualquer ser humano em qualquer ponto do planeta, em tempo real, o que nos faz pensar em questões que nos colocam dúvidas intrigantes como por exemplo...quais as razões e interesses para que determinados individuos procurados pela lei não sejam detectados e apanhados...tais como...Osama Bin Laden...
Sem comentários:
Enviar um comentário